MISSÃO DADA, É MISSÃO CUMPRIDA

O que era pra ser um documentário sobre o ônibus 174 ( 2002) que tinha como foco o BOPE ( batalhão de operações policiais especiais) do Rio de Janeiro, tornou-se o um dos filmes mais comentados e polêmicos dos últimos anos.

Todas as vezes que algo mexe com a hegemonia do Estado algo nos pensar. Talvez seja a única forma de se enxergar temporariamente o que se passa do nosso lado. A policia militar, que deveria nos fazer sentir-se protegidos, neste filme é mostrada de forma nua, carcomida pela corrupção.
Tropa de Elite "é" um bom filme. Há anos atrás quando assisti Trafic, 21 gramas, achei tudo realista demais. Um incomodo que não precisava ter, visto que aquilo se passava longe, na América do Norte, então pra que me preocupar. O mais próximo daquilo tudo existia no Rio de Janeiro, mas e daí, também estava longe. O trafico, que tanto vemos em noticiários, pode estar sendo feito pelo seu irmão, por amigo de faculdade, por seu vizinho.


O que se vê em Tropa de Elite é que acontece na esquina da sua casa, no seu portão. A policia se beneficiando de subornos, extorsões, tudo em nome de um salário miserável, pago pelo Estado. Num certo momento do filme um dos personagens confirma que estorque dinheiro de prostitutas porque ganha R$ 500,00. E vou subir morro pra matar bandido por isso?...queira ou não a gente pára pra pensar.

Deixando o realismo cênico de lado, a produção é primorosa. O som é perfeito, a fotografia belíssima. Todos visivelmente empenhados em passar a mensagem.

Mas há aquele a quem devemos reverenciar. Wagner Moura.

Completo, profissional, real. Esse é o trabalho que nos apresenta. É sem dúvida o melhor ator que surge nos últimos anos. Tiremos a canastrice dos personagens de televisão, ou de outras comédias do cinema que anteriormente atuou. Wagner Moura desponta como o mais excepcional dos atores nacionais dessa década.


Quem assistir, prepare-se. Não há como sair ileso do filme. Mesmo que não seja o ideal de cinema, vale pela discussão gerada em torno do roteiro, ou ainda pela pirataria que atrapalhou o lançamento. Da forma como for, confiram.

Tropa de Elite, osso duro de roer
Pega um pega geral,





11 comentários:

Anônimo disse...

to loco para ver esse filme....
mas não to conseguindo.,...
meus colegas já viram e esqueceram de mim chamar...
bom mais ainda vou ver ele...
beijão cara


ps: te link no meu blog

JAYME NETO disse...

intao...as aulas de desenho d obsrevaçao sao exatamente pra entrar na faculdade de arquitetura!

q bom q gostou do blog...comenta sempre q pudar...

abçs

Anderson Cyrino® disse...

Rafael!
cara, valeu por ter passado;)
amei teu blog, achei tudo muito legal e com posts interesantissimos... diferente do meu hehe, que é mais diario mesmo... enfim
amei esse filme viu?
o melhor nacional que ja vi.
em relação ao texto que publiquei lah no meu, é bonito mesmo... e me tocou principalmente pelo fato de eu ter ficado com meu melhor amigo, a amizade nossa ja durava dois anos, estavamos juntos TODOS os dias, juntos pra tudo que vc imaginar, cinema, balada, bater papo na calçada, andar a toa na madrugada etc... todos diziam ser mais um namoro que amizade pois, nos entendiamos, brigavamos e sempre estavamos juntos, sempre passando por cima de tudo... e acabou que nós confundimos os sentimentos, ficamos e foi muito bom,, pra ambos, segundo ele, por quatro vezes... mas ele se afastou, nao fala mais comigo... quer um tempo... e eu to meio mal sabe, por isso do texto... mas é isso ai!
quase que postei aqui tambem hehe..
um abração e ta salvo nos favoritos!

Rody disse...

Que bom que passou pelo PUVMO. Volte qdo quiser...

Tropa de Elite é bom por isso: te faz pensar em tudo o que se passa à sua volta...

Gui Sillva disse...

Wagner é ótimo!
e olha que ele está apenas começando na carreira.

alemdosbeijos disse...

Dizem que o filme é ótimo mesmoo!

Hmm!

Queria saber o que encontra no Bau do jamall

posso!?

=P

Abraço!
Sucesso na sua vida!

JAYME NETO disse...

intao...

eh...eh fau msm q eu quero...

a primeira fase da fuvest eh dia 25...

e a segunda dias 10,11,12 e 13

tenho q dizer q ta rolando um medo da prova especifica...

mais acho q consigo sim...

Matheus Monteiro disse...

então eu deva ser o único do brasil que ainda não viu esse filme hahahahha.
urgência em vê-lo.
curti o blog.

abraço!

Cara Imperfeito disse...

Mesmo com a cópia pirata comendo solta, eu só acabei assistindo na semana anterior à estréia. Achei demais, mto foda!

É a nossa realidade, não tem jeito. Um dos pontos do filme que me marcou, foi qdo um dos policias joga na cara da playboyzada que eles ajudam a crimilidade através do consumo de drogas. É verdade. Conheço pessoas próximas que foram ou ainda são usuários. Amigos que ajudam o fortalecimento do tráfico, da violência, da corrupção...

Polêmico.

Abraço!

descolonizado disse...

gostei muito de tropa de elite. finalmente alguém teve coragem de dizer diante do mundo que os culpados por tudo isso é quem financia o trafico de drogas, ou seja, os usuarios.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado