DETALHES


Não é novidade e nem segredo a profunda admiração que tenho pelo “Rei” Roberto Carlos. Nos últimos dias tenho lido a biografia não autorizada, ou melhor, recolhida por uma ordem judicial nos primeiros meses de 2007, após uma intensa briga entre Roberto, o autor e a editora, por conta de relatos “mentirosos” segundo a imprensa, contidos no livro.

Mas como estamos nessa era digital maravilhosa, o livro pode ser lido, impresso, ou seja, lá o que for em vários sites espalhados pela Rede. Com o título “Roberto Carlos em Detalhes” o autor Paulo Cesar Araújo, esmiúça a trajetória do artista desde de a infância, com a primeira apresentação aos 9 anos de idade numa radio de sua cidade natal, até o sucesso, seus romances e religiosidade.

Não sou muito apegado a biografias, acho-as chatas, porque na verdade acaba sendo sempre um relato do autor e seu ponto de vista sobre a personalidade ali destacada, mas saber sobre o Roberto me fez mais fã.

É evidente que grande parte de suas musicas relatam o momento em que vive seus amores e desilusões.

Diferente de grandes ídolos que conheço Roberto Carlos além de um profissional exemplar, é também uma figura humana impar. Há um trecho no livro onde revela que em turnê pelos EUA, soube do agravamento do estado de Saúde de sua ex-mulher Nice, mãe de três de seus filhos. Imediatamente ele retorna ao Brasil e junto deles, passa os últimos minutos ao lado de sua ex-companheira, a quem dedicou musicas, como: “Como é grande meu amor por você” e “Fera Ferida” ( essa após a separação).

Diferentemente de outros artistas que por viverem 15 minutos de fama lançam suas biografias vazias ( voltemos ao tempo e a insossa Adriane Galisteu e sua autobiografia “ O caminho das borboletas”, onde revela sua intimidade com Airton Senna, servindo de trampolim para sua tão almejada “fama”), Roberto Carlos tem muito a acrescentar sendo relatado assim, de forma honesta aos seus fãs. Mesmo impedindo a publicação do livro, onde até o momento não identifiquei o que seriam as “mentiras” ditas pelo autor, o que se vê é o lado humano, tão próximo de qualquer um de nós.

Afirmo que servir de inspiração a musicas de Roberto como Caetano, Myriam Rios, Maria Rita, é uma dádiva para poucos. Ser eternizado numa canção, ser cantado por milhões de fãs e fazer parte da história da MPB, sem dúvida é pra poucos.

É isso...

Vale a pena ouvir e prestar atenção em “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos” , escrita e dedicada a Caetano. Mas escutá-la dentro do enfoque de um exilado, que não pode voltar ao seu país por causa de problemas políticos, numa fase negra da nossa história. É uma homenagem não só a Caetano, mas a muitos que deixaram o país. Não aos militantes imbecis, que acharam que fizeram a revolução, mas aos que precisaram deixar família, amigos, e uma vida, para sobreviver ao tempo.

Um comentário:

Râzi disse...

Bom, aqui está tudo bem.

Quanto ao que aconteceu, não vale nem a pena ficar falando. Coisas e pessoas que foram devem ficar no passado mesmo. Se não deu certo antes, não tem o que dar depois, se nenhuma mudança acontecer.

Agora já está tudo na santa paz. Consegui resolver os conflitos internos e isso que importa!

De resto, tudo tranquilo!

Espero que vc também esteja bem.

Abraço!