Velhice.


Eu já disse várias vezes que não sou uma pessoa preconceituosa, nem com raça, sexo, peso, estado civil, idade...nada disso, mas preciso fazer uma ressalva em relação ao preconceito de idade.
Fui criado junto com uma avó de avançada fase de vida, que tinha manias, conceitos ultrapassados, limitações físicas e tudo mais, portanto mais do que ninguém conheço o mundo dos “velhinhos”, e respeito-os como manda a boa educação e preceitos religiosos. Na verdade gosto de velhinhos, me divirto com eles.
Mas preciso tirar desse mundo de terceira idade algumas figuras que se julgam a encarnação de Jesus Cristo, ou seja, você tem que aceita-las, respeitar suas opiniões, muitas vezes caquéticas, e baixar a cabeça, por que fala a voz da experiência .
Exemplo do que digo, são os que ao atingirem a maturidade da velhice, se acham no direito de dizer “verdades” a quem quer que seja. Péra lá, não existe verdade alguma a ser dita a ninguém. A questão “verdade” é relativa. O que é certo pra eles, pode não ser pra mim...pronto.
Outra coisa são as filas, sejam elas onde for. Já é um conceito firmado no Brasil que pessoas de certa idade tem privilégios em filas, passam na frente. Tudo bem. O que não precisa é vir com a bengala te cutucando, empurrando e falando alto como se a pessoa estivesse bloqueando a frente dele. Pô, seja simpático. Velhice é algo inevitável na vida de todo mundo, só não precisa fazer dela uma arma contra a sociedade. Não descarreguem nas pessoas as frustrações da vida inteira. Velhos mal educados são piores que os jovens, por que esses com uma boa chamada, podem tornar-se adultos respeitadores.
O que me deixa puto é a mania de que tudo o que uma pessoa mais nova faz é errado. Tem pessoas de idade que não querem e nem procuram compreender o mundo novo. Pararam no passado, lá ficaram vivendo de lembranças e querem que o mundo se exploda. Ou seja, o mau humor na velhice é Phoda...com PH mesmo.
E ultimo. Pra que tanta vaga de idoso em shopping ou supermercado? Por que tem que ser as melhore? Por que sempre no lugares cobertos, em frente as portas. Tá, eles tem limitações. Mas quando vejo essa quantidade de vagas, não penso na velhinha boazinha, no vovozinho carinhoso, que merece. Penso naquele idoso que para o carro e diz, hahahaha...idiota, você é jovem? Então toma chuva, anda mais, queime no sol. Por que acreditem, existem velhinhos assim. Eu sou os que respeitam as leis, pode ter 40 vagas de idoso desocupadas, eu paro a 1km, mas não ocupo essas.
A sabedoria, a experiência de vida de uma pessoa de idade é brilhante. Tenha sido ela um grande jurista, uma dona de casa mais simples que existiu, o que a vida lhes ofereceu, as experiências e marcas deixadas pela vida são fascinantes. Eu gosto de conversar com velhinhos. Adoro histórias. Quero ser um velho legal.
Ps: esqueci de mencionar os velhos tarados que querem pegar todas as mulheres. Num próximo post conto a história do “pistolinha” , aí entenderam o porque desse P.S.



Abraço a todos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Huahuahuahuahua velho tarado? Pior que isso é velho tarado gay!

Tem uns velhos que vão em balada gay e ficam passando a mão em você quando você passa... mas é tipo, DESCARADAMENTE...

Acho que eles pensam "não tenho nada a perder mesmo"... porque é nojento, o povo da minha idade é mais discreto até nessas horas...

descolonizado disse...

morro de medo de envelhecer!

Serginho Tavares disse...

velho chato é a pior coisa que tem

Gustavo disse...

Olá! Não poderia concordar mais com seus pontos de vista.
Não tenho nenhum preconceito com os "velhinhos" adoro-os tbm e tbm tenho avós vivos ainda.

Mas sei muito bem como é ter que conviver com a parte deles em que ficou no passado, meu avô que mora lá em casa é assim, adora um rabo de saia, acha que filho não deve sair e todo aquele blá blá blá que a gente já conhece.

Só que no fundo ele não é alguém ruim, mas para nós ou no caso eu, que tenho uma outra forma de pensar nas coisas da vida acho algumas vezes uma ignorncia sem motivo, porque as coisas estão aí a fora e ngm mora numa bolha seja ela quem for ou qualquer idade que ela tenha.

Bjunda!!!