O homem do Bigode largo

Apesar de não gostar de discutir política no meu blog, para não deixá-lo, digamos, sujo de merda...rs, decidi que também vou entrar na campanha ” Xô Sarney”, mas para falar da atualidade, das falcatruas, da putaria que se tornou o senado, que até outro dia era uma casa respeitada, e sim falar do que minha memória ainda guarda, sobre esse venerável senhor de bigode.
Desde que “o senador” ( menção a Lady Kate) mantinha aquela amante, pagando contas altíssimas, e fazendo publicidade para que depois ela saísse peladona na playboy, que não acredito mais na instituição. Há claro, pessoas de bem por la, mas como um típico brasileiro, generalizo mesmo, e acabo achando que ninguém presta.
Mas em relação ao nosso atual presidente do senado, imortal da academia brasileira de letras, autor de “Marimbondos de fogo”, e o pior presidente que nossa nação já teve, eu apenas digo: lamento muito sermos tão pacatos, desmemoriados e burros, por ainda termos no quadro político um homem como Sarney.
Deveria ser proibido por lei, depois de um político ocupar a mais alta cadeira que o pais oferece, a presidência da republica, voltar a ocupar um cargo em Brasília. Pô, vai descansar, vai virar peça de museu...vai a merda. Poucas pessoas do mundo blogueiro, que eu conheço, tem idade para se lembrar do governo Sarney, onde a inflação anunciada ( nem sempre verdadeira) chegava a 88% ao mês. Inaceitável ou quase surreal pensar nisso hoje. O mesmo dinheiro que você comprava 1 kg de açúcar hoje, no dia seguinte comprava apenas 300 gramas.
Após o plano real, e a estabilidade econômica que vivemos hoje, é impossível compreender como vivíamos naquela época.
Outro ponto, porém, que me faz ter antipatia por nosso presidente do senado, é o fato dele ter sido empoçado, após a morte de Tancredo Neves, sem ao menos o outro ter governado. Se houve, eleição, se o cara morreu antes de assumir, o certo seria, fazer nova eleição ou dar o cargo ao concorrente que ficou em segundo lugar, por que ninguém vota no vice, ele apenas é uma mala, uma bagagem que somos obrigados a carregar.
Não me espanta ver Sarney envolvido em escândalos hoje. As manhas políticas que ele articulou nesses anos todos fizeram com que muitos políticos de alto escalão tenham o rabo preso com ele. Lamento muito saber que o Presidente Lula cede a esses interesses, por necessitar de apoio do partido de Sarney. Isso que me enoja na política, as concessões feitas e cobradas na hora devida. Ninguém é puro, todo mundo tem seu preço dentro da política. Aqueles ao qual um cheque não compra, ou saíram do quadro político, ou estão subjugados, com vozes tão fracas que o povo não escuta.
Ver Fernando Collor se alterando, de olhos arregalados por sentir-se insultado, é ridículo. Jamais um político caçado deveria voltar a ocupar um cargo publico. É ofensivo, ver Renan Calheiros se achar dono da verdade. Collor é um passado negro do Brasil. Infelizmente o povo sem memória ta fadado mesmo a cometer os mesmos erros. E o brasileiro é desmemoriado, e inevitavelmente vai cometer as mesmas cagadas centenas de vezes.
Tirar Sarney do senado não moraliza a política. O que deveria ser feito, é diminuir esse povo, não termos tantos “representantes” assim, por que quem sabe, em menor numero, consigamos vigiá-los com mais seriedade e eficácia.

Abraço a todos, e um ótimo fim de semana

Nenhum comentário: