UM BLOG DE MENTIRA?

Realidade e ficção no Brasil caminham lado a lado, muitas vezes difíceis de distinguir pelo grande público.
Em determinadas épocas atores que interpretavam grandes vilões em tramas da Rede Globo foram hostilizados e alguns agredidos fisicamente, como o caso recente de Jackson Antunes, quando interpretava o marido machão e alcoólatra de Lilia Cabral em “A Favorita”, ou Beatriz Segal na década de 80, quando interpretou a pior vilã de todos os tempos Odete Hoitman, era xingada em publico.
Levando em consideração essa mistura que o publico faz com o que acontece na TV, podemos ver a saia justa que Marcos Pasquim tem passado após assumir namoro com a atriz Susana Pires. A moça vem recebendo ameaças de uma fã do ator que não se conforma com o romance. O caso teve que ser registrado numa delegacia para que no futuro não haja problemas maiores.
Mas o absurdo maior foi criado por Manoel Carlos.
Sabemos que ele beira a realidade em seus textos, provocando atrasos em gravações para ter sempre fresquinha na tela as informações do mundo em nossa volta.
Dia desses, o personagem Mia, apresentou para a Irmã Luciana ( Alinne Moraes) um blog com fotos e mensagens da personagem, com um discurso tão didático como se “blogs” fossem novidades interplanetária que acabamos de conhecer. Tudo bem vai, linguagem popular acessível a todos.
Mas a preocupação é que o tal blog existe mesmo: http://especial.viveravida.globo.com/sonhos-de-luciana
Se acessarem os comentários, perceberão que todos são endereçados a personagem “Luciana”, como se realmente ela existisse.
Isso é tão perigoso, essa mistura de vida real e ficção. As pessoas não conseguem desassociar a história da realidade. Vai ter gente vendo Alinne Moraes andando no calçadão e gritar: Milagre, milagre, ela tá andando... e dá-lhe dizimo nas igrejas.
Bem, fim de semana de carnaval...não gosto mais dessa batucada chata na cabeça. Já foi a época que assistia desfiles e tudo mais. Que ao menos faça sol, que assim aproveito pra descansar a beira da piscina....rs
Abraço a todos, bom carnaval.
Aos que se empolgam com a festa, se cuidem, se previnam. Não façam filhos pra nascerem em setembro, não se empolguem com a folia....PREVINAM-SE.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rafael,

Não que eu concorde com a ação da Globo em por o blog ficticio na rede, mas acho que não é de se surpreender. A Globo é uma empresa comercial como qualquer outra e vai usar de todos os recursos pra vender seu produto: a novela. Então não vejo muita preocupação nem absurdo no fato deste blog existir porque ele nada mais é, que um instumento comercial que vai atrair as pessoas familiarizadas com a historia e tal. As pessoas não desassociam a historia da realidade - até pq todo esse trabalho da Globo seria para representar uma "realidade" - mas sabem desassociar a atriz da personagem.

E mais! Garanto que a novela vai acabar e o Blog vai continuar hehe

Abraço grande.