UM POST ESCATOLÓGICO

Existem algumas situações na vida que podem ser consideradas como “uma humilhação programada”.

Em conseqüência de check up tive que fazer exames aos quais desde os 7 anos de idade não sabia do que se tratava. Inúmeras ampolas de sangue ( que ainda serão coletadas, por que os faço nessa segunda-feira de madrugada, as 7:00 hs...rs ) e o pior de todos, o exame de fezes.

Conto isso, por que confesso não saber como e nem de que forma deveria ser coletado o, como posso dizer, material?

Como é humilhante isso. Você pegar um potinho minúsculo ( com uma pazinha de microscópica dentro) e ter que guardar ali dentro dejetos seus para serem entregues na mão de uma recepcionista. Ela obviamente está acostumada com isso, mas minha cara de trouxa será inevitável. Complicadíssimo chegar no balcão com potinhos e dizer: moça, onde coloco meu cocô?


Da mesma forma digo o quanto deve ser humilhante para nós homens o exame de toque para próstata. Eu não preciso disso ainda, Graças!!! Não estou na idade de necessitar desses exames. O médico até questionou, mas olhando minha ficha, voltou atrás, e disse que esperasse os anos futuros. Quer dizer, a humilhação de levar uma dedada de um médico, numa posição constrangedora já foi anunciada e marcada. No futuro também terei que me submeter a essa situação embaraçosa.

Meu pai sempre foi um homem sério, de poucas piadas, e extremamente rígido em questão de palavrões ou bobagens ditas em casa. Falar sobre sexo com ele, jamais. Não deu brecha para nenhum dos filhos questioná-lo a respeito.

Bem, quando precisou de uma cirurgia do coração em São Paulo, ficou internado por uma semana antes da procedimento cirúrgico, sendo apalpado por todo o tipo de enfermeiros que havia no hospital. Tudo normal para um pré operatório. O que ele não esperava é que na véspera quando o prepararam para a cirurgia, que aconteceria na primeira hora da manhã, duas jovens e belas enfermeiras aparecessem no quarto, com uma cambuquinha, pincel de barba e gilete, para fazer a raspagem do corpo inteiro...rs rs rs. Por tratar-se de safenas, as pernas também foram depiladas, incluindo a genitália.

Lembro que as primeiras palavras dele quando saiu da UTI do pós cirúrgico e já estando confortável no quanto foram: Que humilhação aquelas enfermeiras me raspando. Erguendo tudo e jogando de um lado pro outro para raspar. Nunca me senti tão pequeno e humilhado como ontem a noite. E não parou por aí, como ele já era um senhor de 56 anos, a próstata foi examinada a exaustão, por que um urologista invocou que havia algo errado. Na permanência dele no hospital foram 4 exames de toque.

Tenho uma amiga dona de um laboratório clinico aqui em Campinas que certa vez nos contou que algumas pessoas quando tem que fazer exames de fezes, não entende que o potinho se adquire na farmácia, esterilizado, ou é dado pela enfermeira no próprio laboratório. As pessoas chegam com potes de margarina lotados de cocô, ou latas de Nescal, cheias até a borda. Rs rs rs...olha, da dó da ignorância alheia, mas não deixa de ser engraçado.

As mulheres tem lá seus exames médicos difíceis também, principalmente os ginecológicos, mas estão ali, pau a pau com o de próstata do homem. Não venham se julgar vitima, por que nessa, nós homens saímos ganhando. É horrível, se submeter ao exame.
E não para por aí. Há o também humilhante “espemograma”, ao qual você sentado na recepção sabe o que todos aqueles homens irão fazer logo logo. Chamados pelo nome, encaminhados a salinhas coletoras com um potinho na mão. Que situação constrangedora. E o pior, entregar o bendito do potinho, por que em certos lugares não se deixa no local onde coletou, tem que entregar na mão da “mocinha”, por que nunca é um cara que vai fazer sua ficha, e guardar o material. Ainda dá aquela impressão de que ela olha a quantia e pensa: hummm, tava cheio hein!!! HUMILHANTE.

Sei que há muitos outros exames invasivos e horríveis, mas rogo que não seja obrigado a passar por eles...rs rs rs. Que me poupem disso!!!


Abração e boa semana a todos.

Ps.: ta muito dificil postar nesse blogspot, a configuração ta um lixo. Sobram espaços enormes entre fotos e textos.

12 comentários:

Três Egos disse...

Pois é, alguns exames são realmente constrangedores, mas são necessários. Quando era mais novo odiava ir ao médico e quando criança odiava ter que fazer exame de fezes. Esta semana mesmo minha amiga se perguntou como que se pegava as fezes e as colocava naquele potinho minúsculo. E lá vai eu tentar explicar... uhahuahuahuaha... Mas eu morro de vergonha também, tenho algumas histórias de quando fiz uma cirurgia, mas deixa para outro dia senão eu começo a contar minha vida inteira aqui... rsrsrs

E não precisa se desculpar pela sua ausência, senão eu terei que te implorar por perdão pela minha... hehhehehe... Todos entendemos que tem umas semanas mais corridas que outras... rs...

Té mais!Abraço!

..::voy::.. disse...

#oremos!!!

abraços
voy

Unknown disse...

Dá pra fazer toque retal antes dos 40? Tipo, só pra ver se tá tudo bem? Semanalmente?

Tem algum lugar onde o espermograma é feito todo mundo junto na mesma sala?

Vou ligar no meu convênio...

Anônimo disse...

HUHSuahsuahsuhaua... welcome to my life... imagina como é difícil também para o profissional ficar andando e catalogando potinhos com cocô... ou ficar raspando a mata amazonica de algumas pessoas, a aflição em não machucar, porque senão tem mais chances de infecção pós cirurgico, ou confiar em Deus na higiene das pessoas que teimam em bezuntar o potinho por dentro e por fora... é, não é fácil p ninguem, isso porque nem falei daqueles que vão literalmente enfiar a cara na merda, no micorscópio para procurar qualquer coisa rsrsrs.... mas é necessário neah rsrs...... acostume-se o exame do toque é bem rapidinho, e nem precisa trocar telefones! Bju rsrs...

Autor disse...

E ae, como foi entregar seu coco?
hahahahah

E eu TIVE de rir da piada involuntária da sua frase:

'O médico até questionou, mas olhando minha ficha, voltou atrás, e disse que esperasse os anos futuros.'

Ri de dar água nos olhos aqui no trabalho.
Alegrou minha segunda.
:-P

Edilson Cravo disse...

Gente defecar e colocar no pote de margarina é o apocalipse.....kkkkkkkkkkkkkkk. 2012 já chegou.
Obs: A Mariah foi confundida com uma vaca e queriam montá-la em Barretos...hahahaha
GAME OVER.
Abraços.

Lobo disse...

Invasivos, porém necessários. É isso e a chance de detectar algo precocemente ou arriscar... Nem tudo nessa vida foi feita para ser agradável.

Abração Rafa!

Madame Mim disse...

Ahhhhhh sei, seu Jamal, então exame de prostáta e espermograma é pior?
Vc sabe como é feito um papanicolau ou uma mamografia???
(Geralmente feito a cada 6 meses)
O papanicolau o cara enfia um ferro chamado "bico de pato" (já imagina porque) e vai abrindo esse bico dentro da sua vagina, o bico é de metal e é claro, além de horrivel a sensação em si, ainda de quebra é gelado, isso depois de ele ter colocado um dedo por dentro e um por fora, assim vai apalpando a barriga por fora, tipo o encontro...Ai com o "bico de pato" aberto o suficiente ele coloca uma fonte de luz e com uma espátula, raspa o colo de útero...

Também temos os ultrassom transvaginal (muito usado e requisitado) que coloca um transdutor com uma camisinha e vai caçando problemas no útero, parece um revolver de uns 30 cm com um gel gelado na ponta...
A mamografia eles espremem seu seio em uma máquina...

Entre muitos que fazemos que eu ficaria a noite inteira escrevendo

Então, vc não pode dizer que dos homens são piores ou melhores...

Todos são péssimos e incomodos.
O que os homens tem na verdade é machismo e preconceito, mas no fundo são exames ruins, chatos, porém necessários...

*Agora o negócio do pote com as feze, misericórdia...Deveriam deixar uns cartazes, sei lá, alguem explicando, que horror!

Bjs, boa semana e para de falar que mulher tem qualquer tipo de vantagem com exames heim!!! rsrsrsrsr

Atitude: substantivo feminino disse...

Também me sinto péssima fazendo exames. Mesmo um exame clínico.
Não consigo relaxar com o médico enfiando aquele palito na minha garganta, por exemplo. os ginecológicos então..vixe Maria.

Uma vez vi um cara que chegou com o potinho do exame de fezes todo sujo, todo borrado...cara que nojo...ele disse que o ônibus tava cheio e balançou...foda-se! Volta pra casa, caga de novo e colhe outro! Mas não chega com aquela porcaria transbordando.

Tenho nojinho, sabe..

Amei o post.

Cuidado para não se sentir atraído pelo proctologista, hein.

Átila Goyaz disse...

Veja pro lado bom, não é você quem vai analisar as fezes, urina rsrs
eu já fiz muito isso! aiaiaiaiiaai

abraços!

Anônimo disse...

Oi Rafa!
Nada confortável mesmo, mas antes isso do que não fazê-los...
Abraço!

Tathiana disse...

Vc acha o de próstata mais humilhante do que o que nós, mulheres, temos que passar... Mas lembre-se: somos submetidas a isso desde muito cedo enqt vcs só precisam passar pela humilhação já maduros.
Bjs.